Prevenção é Saúde e Estilo de Vida / by Joaquim Ferrari



Temos a tendência em achar ser mais saudável substituirmos os refrigerantes por sucos industrializados, mas a verdade é que ambos são ruins. Pela falta de tempo, ou simplesmente pela preguiça, as pessoas deixaram de fazer o suco natural. Uma pena, pois perdemos em sabor e em propriedades nutricionais.

Ainda assim, para a população acometida pela diabetes tipo II (aquela que corresponde a 90% dos casos segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes), um estudo da Harvard School of Public Health indica que o ideal, devido à maior quantidade de açúcar e à rápida absorção pelo corpo, é dar preferência ao estado sólido das frutas, do que seu estado líquido.

O estudo publicado no British Medical Journal afirma que ingerir mais frutas, particularmente mirtilos, uvas e maçãs, tende a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo II. 33%, 19% e 13% respectivamente.

Claro, não há proibição dos sucos naturais, apenas um indicativo à população diabética. O que deveríamos descartar, definitivamente, são sim os refrigerantes e sucos industrializados repletos de açúcares e conservantes. Mantenha uma alimentação saudável, mantenha uma Alimentação Azul!

Mantenha uma alimentação saudável, mantenha uma Alimentação Azul!