Prevenção é Saúde e Estilo de Vida / by Joaquim Ferrari

“Comer em companhia”

Somos seres sociais e o hábito de comermos em companhia está impregnado em nossa história. Compartilhar o comer e as atividades envolvidas neste ato é um modo simples e profundo de criar e desenvolver relações entre as pessoas. Atualmente vários estudos interdisciplinares têm identificado que a refeição em família contribui para o bom estado nutricional, relacional e para melhor qualidade de vida. Dessa forma, comer é parte natural da vida social. Refeições compartilhadas são momentos preciosos para cultivar e fortalecer laços entre as pessoas que se gostam. É um momento de encontro, de troca, do importante exercício da convivência e da partilha, do entrosamento e do senso de pertencimento.

(Adaptado: Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014 e Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Sueli Aparecida Moreira. 2010)

Hoje, nas Paineiras, é dia de exercitarmos o nosso comer em companhia, o nosso comer em família. Uma Família Azul no tradicional café da manhã nas Paineiras após o treino.